sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Diferenças entre os Grupos

Os Escuteiros dividem-se em Escuteiros Terrestres e Escuteiros Marítimos. Semelhantes aos Escuteiros, existem os Escoteiros e as Guias.
Os Escuteiros Terrestres (nos quais se baseia este blogue) “os originais”, por assim dizer, fazem as suas actividades na terra, em contacto com a Natureza, enquanto os Escuteiros Marítimos fazem grande parte das suas actividades no mar (actividades marítimas). A farda dos Escuteiros Terrestres é muito diferente da dos Escuteiros Marítimos.
A diferença entre Escuteiros e Escoteiros, para além da farda, é a vertente religiosa. Os EscOteiros não são obrigados a frequentar a religião católica e podem ser de várias religiões, enquanto os EscUteiros têm de ser católicos ou passar a ser.
As Guias são muito semelhantes aos Escuteiros. A principal diferença é que as Guias são um grupo composto exclusivamente por raparigas, enquanto os Escuteiros são compostos por ambos os sexos. Na altura em que apareceram os Escuteiros, só podiam aderir ao grupo elementos do sexo masculino, daí ter sido criado um grupo só para o sexo feminino.


 
Símbolo dos Escuteiros
 
 




 



Novo Símbolo dos Escuteiros



 
Símbolo dos Escoteiros
 


  
Símbolo das Guias







sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Objectivos

O Escutismo não deve ser comparado à tropa, em nenhuma ocasião!
Apesar de os grandes objectivos do Escutismo serem a disciplina, a educação (procurando seguir o exemplo de Jesus Cristo), a formação, tudo isto é possível através do jogo. No Escutismo, os jovens são educados através de jogos, e o convívio com os outros e com a natureza ajuda-os a crescer, desenvolverem capacidades, aprenderem a desenrascar-se…  É claro que o Escutismo também tem “regras”, Leis que têm de ser respeitadas, Princípios e a Promessa.
O Lema do Escutismo é: “Deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrámos!”

A LEI DO ESCUTA

1 - A honra do Escuta inspira confiança.
2 - O Escuta é leal.
3 - O Escuta é útil e pratica diariamente uma boa acção.
4 - O Escuta é amigo de todos, e irmão de todos os outros Escutas.
5 - O Escuta é delicado e respeitador.
6 - O Escuta protege as plantas e os animais.
7 - O Escuta é obediente.
8 - O Escuta tem sempre boa disposição de espírito.
9 - O Escuta é sóbrio, económico e respeitador do bem alheio.
10 - O Escuta é puro nos pensamentos nas palavras e nas acções.


OS PRINCÍPIOS DO CNE

1 - O Escuta orgulha-se da sua Fé e por ela orienta toda a sua vida.
2 - O Escuta é filho de Portugal e bom cidadão.
3 - O dever do Escuta começa em casa.


A PROMESSA DE ESCUTEIRO

Prometo pela minha honra e com a graça de Deus, fazer todos os possíveis por:
- Cumprir os meus deveres para com Deus, a Igreja e a Pátria;
- Auxiliar o meu semelhante em todas as circunstâncias;
- Obedecer à Lei do Escuta;



A ORAÇÃO DO ESCUTA

 Senhor Jesus:
Ensinai-me a ser generoso
A servir-Vos como Vós o mereceis
A dar-me sem medida
A combater sem cuidar das feridas
A trabalhar sem procurar descanso
A gastar-me sem esperar outra recompensa
Senão saber que faço a Vossa vontade santa, Amen.



         Significado da Flor-de-Lis :




Última Mensagem de BP



Caros escuteiros:


Se já vistes a peça Peter Pan, haveis de recordar-vos de como o chefe dos piratas estava sempre a fazer o seu discurso de despedida, porque receava que, quando lhe chegasse a hora de morrer, talvez não tivesse tempo para o fazer. Acontece-me coisa muito parecida e por isso, embora não esteja precisamente a morrer, morrerei qualquer dia e quero mandar-vos uma palavra de despedida.

Lembrai-vos de que é a última palavra que vos dirijo, por isso meditai-a.

Passei uma vida felicíssima e desejo que cada um de vós seja igualmente feliz.

Crei que Deus nos colocou neste mundo encantador para sermos felizes e apreciarmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem simplesmente do êxito de uma carreira, nem dos prazeres. Um passo para a felicidade é serdes saudáveis e fortes enquanto sois rapazes, para poderdes ser úteis e gozar a vida quando fordes homens.

O estudo da natureza mostrar-vos-à as coisas belas e maravilhosas de que Deus encheu o mundo para vosso deleite. Contentai-vos com o que tendes e tirai dele o maior proveito que puderdes. Vede sempre o lado melhor das coisas e não o pior.

Mas o melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros. Procurai deixar o mundo um pouco melhor de que o encontrastes e quando vos chegar a vez de morrer, podeis morrer felizes sentindo que ao menos não desperdiçastes o tempo e fizestes todo o possível por praticar o bem.

Estai preparados desta maneira para viver e morrer felizes - apegai-vos sempre à vossa promessa escutista - mesmo depois de já não serdes rapazes e Deus vos ajude a proceder assim.

O Vosso Amigo



quinta-feira, 3 de novembro de 2011

História do Escutismo e Vida de BP, seu fundador

Para compreender a história do Escutismo é necessário saber um pouco da vida do seu fundador, Robert Stephenson Smith Baden-Powell (BP).
BP nasceu em Londres a 22 de Fevereiro de 1857. Ainda novo, participava em excursões de barco, onde aprendeu a acampar, a manobrar um barco, a cozinhar e a obedecer rapidamente às ordens que lhe eram dadas.
Com 12 anos aprendeu e praticou as suas capacidades de sobrevivência e convívio com a Natureza num bosque perto da sua escola, onde apanhava coelhos (que assava em fogueiras sem fumo para não ser descoberto), observava animais, seguia pistas…
Em 1876 entrou para o Exército e aos 26 anos já era capitão. Fez campanhas em África, onde ganhou experiência que pôs em prática na sua grande obra: o Escutismo.
Em 1899 defendeu a cidade de Mafeking, na África do Sul, durante 271 dias frente aos Boers que tinham uma força muito superior em número. Os rapazes da cidade foram organizados num corpo de mensageiros e BP ficou impressionado com a maneira como eles levavam a cabo as suas missões. Após a guerra com os Boers, BP organizou a Polícia Montada Sul Africana para a qual desenhou um uniforme que mais tarde se tornou o uniforme dos escuteiros.
Ainda em África, BP escreveu “Aids to Scouting” (“Auxiliar do Explorador”) – um manual com o objectivo de treinar os soldados para se tornarem exploradores. Entretanto planeou um acampamento para testar as suas ideias. O acampamento decorreu de 25 de Julho a 9 de Agosto de 1907, na ilha de Brownsea. Os rapazes foram divididos em 4 Patrulhas: Lobos, Corvos, Touros e Maçaricos. Este acampamento foi um enorme sucesso. Baseado nesta experiência, BP escreveu o livro “Escutismo para Rapazes” (publicado em Janeiro de 1908), composto por várias Palestras de Bivaque, que eram os ensinamentos que BP tinha dirigido aos escuteiros no acampamento de Brownsea. No final de 1908 já existiam 60.000 escuteiros.
Em 1909 o rei Eduardo VII, que se interessou bastante pelo Movimento, fez ver a BP que o Movimento Escutista era tão importante, que ele prestaria um grande serviço ao seu país se resignasse ao seu cargo no Exército e se dedicasse a tempo inteiro ao escutismo. BP assim fez, e o Movimento cresceu de forma incrível.
Em 1912 BP conheceu Miss Olave Soames, com quem mais tarde casou, e que veio a tornar-se Chefe das Guias. O Movimento Guidista também foi fundado por BP e consiste numa variante feminina do Escutismo.
No 1º Jamboree Mundial (1920), em Arrowe Park, Londres, BP foi aclamado Chefe Escuta Mundial - única pessoa de sempre a usar esse título. Em 1922 realizou-se em Roma o Congresso Eucarístico Internacional, e a representar Portugal estava o Sr. Arcebispo de Braga, D. Manuel Vieira de Matos que, ao ver as brilhantes actuações dos Escuteiros Católicos Italianos, gostou tanto que quis fundar um grupo igual em Portugal. Assim, no dia 27 de Maio de 1923, nasce em Braga o “Corpo de Scouts Católicos Portugueses”, mais tarde denominado por Corpo Nacional de Escutas.
BP dedicou o resto da sua vida ao Escutismo e a promover a fraternidade mundial. Ele acreditava que não havia melhor caminho para a paz do que o Escutismo – um movimento sem fronteiras nacionais.
Quando a sua saúde começou a diminuir, BP mudou-se para o Quénia, África, em 1937. A 8 de Janeiro de 1941 BP morreu. A sua sepultura está em Nyeri, à sombra do Monte Kenya. A pedra tumular por cima do seu túmulo tem escrito: “Robert Baden-Powell, Chefe Escuta Mundial, nascido a 22 de Fevereiro de 1857, morreu a 8 de Janeiro de 1941”. Gravado também na pedra estão os símbolos dos Movimentos Escutistas e Guidistas e o familiar círculo com um ponto no meio, que significa “Fim de Pista”.
Hoje, o Escutismo está em cerca de 216 países e existem mais de 28.000.000 de Escuteiros!
BP